O Memorial do Imigrante é um ótimo lugar para descobrir informações sobre os nossos antepassados. Em 2010, fiz um tour cultural em São Paulo, mas, infelizmente, o memorial estava fechado para reformas. Mesmo assim, estar naquele local foi uma experiência muito empolgante. Imaginar que seus parentes estiveram por ali, as dificuldades que poderiam estar passando, enfim, toda a carga emocional envolvida na aventura da viagem.
O memorial fica entre as estações Brás e Bresser-Mooca do Metrô de São Paulo (linha vermelha, partindo da Sé com destino a Corinthians-Itaquera). Particularmente, achei mais seguro o acesso pela estação Bresser-Mooca.
Para obter a localização exata, entre no Google Maps e digite (sem as aspas): "Memorial do Imigrante, São Paulo, Brasil".
Por meio do site do Arquivo Público do Estado de São Paulo, é possível consultar o acervo do memorial e visualizar a documentação assinada pelos imigrantes quando chegaram ao Brasil. Existem mais informações para serem exploradas no site.
O site do Memorial pode ser acessado por meio do endereço www.memorialdoimigrante.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário