Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Italia - Dia 27 - Pompei e Vesuvio

Acordamos com a luz do dia sobre o golfo. O dia estava levemente encoberto e a temperatura perfeita, com cerca de 20 graus. Tomamos um delicioso café com vista panorâmica para Sorrento e pegamos a estrada.


E o Vesúvio, ao fundo, nos espera. Sorrento.
Decidimos não esquentar a cabeça para dirigir em Napoli. Esqueci as leis e o bom senso no trânsito e me entreguei à dança maluca do tráfego daqui. Confesso que isto me fez muito feliz. Nós, brasileiros, temos uma leve predileção a transgredir regras de trânsito.

O caminho até Pompeia não foi fácil. O GPS sabia um caminho errado. O guia (livro), não sabia caminho nenhum. Decidimos seguir as placas e deu certo.


Ruínas em Pompei
Pompeia é razoavelmente preservada. A experiência de andar na cidade foi bem interessante.


Típica rua de Pompei
O barato de Pompeia é justamente isto: andar por uma cidade tão antiga e, praticamente, inteira.


Pompei
A maioria das edificações não tem teto, mas é possível observar exatamente como eram as casas da época.


Pompei
Alguns locais exibem os corpos carbonizados e petrificados vítimas da erupção que destruiu as cidades de Pompeia e Erculano. Muitas pessoas tiram fotos dos corpos. Particularmente, não acho legal. Gostei do teatro e do forum.


Pompei
Saindo de Pompeia, o quê, nos dirigimos ao Vesuvio, quem. O GPS nem tinha noção de como chegar lá. Mais uma vez, contamos com a colaboração dos locais e das placas. Sem contar que um vulcão bem grande não é algo difícil de encontrar visualmente :).


Napoli vista do Vesuvio
A subida é longa e tortuosa, bem ao estilo Chianti. Nas curvas, os ônibus entram, dão ré e continuam. É estreito. O caminho é sujo em alguns pontos. Chegamos a um ponto onde devíamos estacionar o carro. A partir de lá, deveríamos andar a pé. A subida é sofrida. Eu diria que é um esforço um pouco maior do que subir a torre de Bologna. Pelo menos, existe apenas uma escada e nem é das maiores. A maior parte é rampa mesmo.

Esta fumacinha é preocupante. Boca do Vesúvio.
O prêmio é grande. De cima, tivemos uma vista privilegiada de Napoli, do golfo e de Sorrento. Além, é claro, da cratera do vulcão. Confesso que dá um certo medo daquilo entrar em erupção bem naquela hora. Em alguns pontos é possível ver a fumaça saindo do vulcão. Aquilo não está nem um pouco morto.


Boca do Vesúvio, felizmente, sem atividade.
Absolutamente exaustos, voltamos para Sorrento. O nosso almoço tinha sido apenas alguns biscoitos italianos, deliciosos por sinal. Guardamos as energias para o jantar. Desci no centro e comprei suprimentos. Por acaso, algumas Birras.



Panorama com o Golfo de Napoli (ao centro e direita), Sorrento e Capri (à esquerda). Clique para ampliar.
Hoje, jantamos no hotel. Me acabei em frutos do mar. Curto demais. A Juliana foi numa carne vermelha, deliciosa (roubei uns pedaços). Terminamos a noite apaixonados por esta vista indescritível.

O plano para amanhã é navegar até Capri. Vamos ver.

A domani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário